Guns N' Roses é uma banda de hard rock norte-americana, formada em Los Angeles, Califórnia, em 1985. A banda é liderada pelo vocalista Axl Rose e passou por várias mudanças de formação. Atualmente, somente o Axl e o tecladista Dizzy Reed são membros originais da banda, que surgiu de uma dupla chamada Rose, que passou a ser renomeada para Hollywood Rose, e mais tarde para New Hollywood Rose. Contava com o vocalista Axl; na guitarra rítmica Izzy Stradlin; na guitarra solo, Markws Gosbon; no baixo, Rick Roaland; e na bateria, Johnny Kreiss.
Em 1985, Axl e Izzy se juntaram a três membros de uma banda dissolvida, a L.A. Guns, composta por: guitarra solo: Tracii Guns, baixo: Ole Beich e na bateria: Robbie Gardner. Dessa junção, surgiu o Guns N' Roses. Ou seja, a formação original da banda é:
- Vocal: Axl Rose
- Guitarra Rítmica: Izzy Stradlin
- Guitarra Solo: Tracii Guns
- Baixo: Ole Beich
- Bateria: Robbie Gardner
Mas infelizmente, essa formação se apresentou apenas uma vez. Ole Beich saiu e Duff Mckagan entrou em seu lugar. Passados seis meses, os componentes Tracii Guns e Robbie Gardner também deixaram a banda. Entrou então o guitarrista Slash (por quem eu tenho uma enorme admiração e já fiz covers em sua homenagem) e o baterista Steven Adler. Surge assim a formação mais conhecida da banda Guns N' Roses.
- Vocal: Axl Rose
- Guitarra Rítmica: Izzy Stradlin
- Guitarra Solo: Slash
- Baixo: Duff Mckagan
- Bateria: Steven Adler
Ao longo da carreira, o GN'R lançou sete álbuns em estúdio, dois EP, um álbum ao vivo e três DVD's musicais. Seu mais recente álbum foi lançado em 2008, Chinese Democracy. Ao todo, são mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, desde que a banda foi criada, conquistando o gosto não apenas dos jovens daquela época, mas ainda hoje eles têm o carinhos dos fãs, chamados Gunners.
Com o passar dos anos, foram muitos os conflitos e mudanças dos componentes do Guns, mas creio que a mais marcante foi a demissão do Slash (oh não, trágico demais isso), o que teve início em 1994, quando Axl demitiu o guitarrista Gilby Clarke sem avisar Slash, que o havia contratado, sendo contratado Paul Tobias como substituto. Mas foi em 1996 que ele decidiu sair definitivamente do Guns.
Apesar da perda (e que perda, viu?) o GN'R prosseguiu e cada vez mais conquistando novos fãs de suas músicas, tendo como resultado novos lançamentos com vendas. Em 2010, a banda fez mais de dez shows pelo Canadá e dois shows acústicos pelo Estados Unidos. A América do Sul também foi presenteada com a presença deles e o Brasil não ficou de fora, com apresentações em Brasília (lógico que eu não podia perder, e foi ótimo, inesquecível), Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. E em 2011, o Guns N' Roses voltou mais uma vez para encerrar o Rock In Rio, além de ter participado das outras versões, em 1991 e em 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário